19 de setembro de 2009

Nova consciência


São muitos os que tem seqüelas dos sangrentos conflitos que envolveram a Colômbia nos anos anteriores. Um amigo, Sebastian, 21, ex paramilitar cuja casa foi queimada e teve o pai morto à quatro anos atrás, contou-me um pouco de sua vida...

Aventureiro e muito falador, conta os profundos ensinamentos de seu pai.

Diz que quando niño seu pai o levava sempre aos campos e as plantações e dizia para ele:

- Cheire a terra meu filho e aprenda a amar esse cheiro. Semeie, cultive, trabalhe a terra e colha os frutos. Tente sempre entender esse ciclo. Não se pode colher sem semear.

Conta que uma vez haviam passado um tempo plantado várias árvores nas redondezas da sua casa. Um dia estavam caminhando e seu pai de repente parou em frente a uma arvore que havia sido plantada a cerca de 15 dias e disse:

- Filho, arranque essa árvore. Sebastian sem entender muito o que se passava foi até a árvorezinha, agarrou-a com as mãos e arrancou com todas suas raízes.

Seu pai deu um sorriso satisfeito e não disse nada. Caminharam mais um pouco e pararam em frente a outra árvore. Essa bem mais robusta, mas ainda jovem, com pouco mais de um mês. Seu tronco não era mais grosso do que as duas mãos de Sebastian.

Novamente veio a ordem:

- Filho, arranque essa árvore agora. Sebastian subestimou a árvore e foi confiante agarra-la e puxa-la. Não precisa dizer que ele mexeu para todos os lados e não conseguiu sequer ver as primeiras raízes. Arriscou pegar um machado, mas seu pai reprovou e disse que queria que ele a arrancasse com todas suas raízes.

Depois de um tempo sem sucesso Sebastian perguntou o que aquilo queria dizer.

Então ouviu uma lição, seu pai lhe explicara sobre os vícios das drogas. Que como as árvores, os vícios se enraizam de maneira tal que só temos a chance de remove-los quando ainda muito jovens. Do contrário vão se enraizar para sempre.

...

Emocionado ao lembrar as lições de seu pai, camponês dos andes, Sebastian conta que isso parece algo tão obvio hoje, ter cuidado com os vícios. Mas diz que infelizmente todos seus amigos de infância hoje são viciados e estão envolvidos com o Narcotráfico e acrescenta que as lembranças de uma tarde com seu pai, das lembranças das dificuldades e das tentativas em vão de sacar a árvore da terra, o livraram de tantas oportunidades de tornar-se um viciado ou traficante.

...

Sebastian ainda critica o quanto estamos envolvidos em um mundo de ilusão, desejando sempre dinheiro, mulheres e carros. Explica sobre os atalhos que o narcotráfico fornece para conquistar essas coisas e a forma como isso vai tornando os envolvidos cada vez mais sanguinários e famintos por alcançar isso.

...

Treinador de cães para Departamento Anti Drogas de Medellín, conhece o sistema. Cheio de ideologia, diz que quer muito viajar pelo mundo também para descobrir outros países e outras culturas. Aprender outros idiomas e tentar fazer algo pelas pessoas.

...

Hoje Sebastian estuda gastronomia, é Chef de um restaurante, funcionário do município de Medellin e treinador de cães. Além claro de ser um grande revolucionário em suas idéias.

...

Eu nos caminhos das montanhas tentava lembrar onde as crianças aprendem a serem incorruptíveis. Onde os pequeninos recebem grandes lições de sabedoria, de cidadania que vão faze-los adultos conscientes sobre as enfermidades do mundo e responsáveis diretamente por muda-las.

Temos que começar a criar uma nova linha de ensino, onde se aprenda a não se corromper. Onde seja ensinado ajudar o próximo, a entender a importância do trabalho em prol da humanidade, que se ensine sobre responsabilidade social e ambiental.

Precisamos ir semeando esse novo estado de consciência...

2 comentários:

  1. Que história! Parabéns pra esse Pai e pra esse filho que foi sábio e aprendeu direitinho! Que histórias como essa nos faça crescer cada dia mais!!! =D
    Bjus meu irmãozinho!!!

    Lelis

    ResponderExcluir
  2. Essa história é muito mais que uma lição de vida...deve ser repassada por todos que a leram pois será um grande aprendizado tanto para os pequeninos como pros adultos!!!

    Xero Déa

    ResponderExcluir