2 de outubro de 2009

"Amabilidade"



A Colômbia tem me ensinado nas últimas semanas sobre um novo modelo de relações humanas. O povo colombiano está sem dúvida ocupando o primeiro lugar na disputa por hospitalidade, por amabilidade, pela capacidade de acolher e tratar incrivelmente bem seus visitantes.

O cidadão colombiano, analisando todas as pessoas da Colômbia que conheci ao longo de mais de 60 cidades de norte a sul, é um ser sempre disposto a ajudar. Com simplicidade e muito desprendimento ele informa, acompanha, tem que certificar-se que está tudo realmente bem, que não necessita mais nada, e com um sorriso que todos os rostos carregam sempre de deseja Sorte, Boa Viagem, Bom Apetite, Bons ventos...

Mesmo conhecendo a hospitalidade dos brasileiros, sobretudo das pessoas do interior, a princípio desconfiava que houvesse algum interesse. "Um turista, vamos aproveitar" imaginava que seriam seus pensamentos. Mas rapidamente essa idéia foi desfeita. Desprendidos eles doam. Refeições, abrigo, informações e o que estiver ao alcance.

A moto sofreu sérios danos nesse ultimo trajeto da viagem. Eis que conheci mais uma alma nobre que me auxiliou com tudo, desde a procura por oficinas especializadas até ter quitado todas minhas despesas com a moto.

Um ser apaixonado por motos mas sobretudo um verdadeiro colombiano na forma de ser o mais prestativo possível.

...

O Exército aqui tem um papel diferenciado. São jovens da própria cidade fardados, instruídos a proteção das pessoas e a ajudar. Muito educados e prestativos nas informações, desenham mapas, orientam, explicam. Para viajantes, os próprios colombianos recomendam, peça ajuda ao exército. Presente em todas as estradas e cidades tem uma força social grande e deixam as cidades num grande clima de tranquilidade.

...

...

Estou me sentindo muito bem. Toda viagem solitária é passível de solidão. Mas estar só ultimamente não tem me feito sentir mal. Sinto-me sempre perto dos meus amigos, da minha família e saudade é algo que não me faz sofrer. Como se tivesse aprendido sobre estar perto e fazer-se presente mesmo estando fisicamente distante, mesmo desafiando o tempo.

...

Sinto uma imensa vontade de compartilhar cada sensação dessa viagem. Visualizo as reações dos meus mais próximos à medida que as coisas vão acontecendo, em paralelo me concentro no que esse momento significa. Eu longe de todos, sem apego, sem sofrimento, podendo caminhar para onde o vento sugerir sem ter pendências com o mundo. Por momentos imagino que isso é Paz.

Leveza, admiração das incríveis paisagens desse nosso mundo, sensação de conforto mesmo em um território completamente desconhecido, segurança, auto estima... Uma fé cada vez mais intensa...

Vislumbro tudo isso como se estivesse em treinamento para os novos desafios que vêm pela frente. Como se tivesse aprendendo novas maneiras de lidar com meus próprios sentimentos e sensações e aos pouquinhos ir ganhando experiência para enfrentar novas etapas que me esperam.

...

É claro que alcançar a paz nos Andes tem um nível de dificuldade bem diferente de encontrar a paz no dia a dia, na rotina.

Mas me concentro em ter consciência disso nos momentos difíceis, que também existem, e tentar vencer barreiras mentais importantes buscando a paz principalmente quando em meio ao caos.

...

Estou espiritualizado com a magia dos lugares. Levo para o Equador importantes lições do território colombiano.

=)

Hoje me sinto em completa PAZ

2 comentários:

  1. "O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos..."

    Não precisa dizer mais nada, desde a sua saida daqui de JP até agora essa frase é sua lei!

    Um beijo enormeeeeee e segue em frente sempre!!!!

    Lelis

    ResponderExcluir