9 de julho de 2009

4000 km


São infinitos pensamentos que surgem enquanto as faixas de aslfalto passam. Pensamentos sobre tudo e todos. Uma incrível reviravolta constante entre lembraças e expectativas futuras.

Milhões de "link's" que se formam com paisagens que passam, pessoas que conheço, situações que passo.
Vivo uma sequência inacreditável de De ja vus.
Quando olho para trás, num passado recente muitas vezes de segundos, sinto que este exato momento ja virou "aquele momento" e está no passado.

Recordo esses quase trinta dias de viagem como toda uma existencia... Sem conseguir definir tempo de começo nem tempo de duração.





A cada dia passado vejo-me fazendo uma perguntinha clichê.
"O que aprendi hoje que me torna melhor do que fui ontem?"
Incrivelmente venho encontrando boas respostas. Dia a dia, me esforço em semear e em colher ao mesmo tempo, afinal passo por uma faculdade intensiva o tempo todo e do mesmo jeito encontro pessoas que ouvem algumas poucas palavras e enxergam nelas uma esperaça de futuro.




Confesso que tem sido difícil tomar nota de tudo que passo.
Reescrever um aprendizado, uma lição, é mais delicado do que parece.
Grande mérito tem aqueles que colocam em palavras o que aprendem de forma que os que leiam sintam suas mesmas emoções e absorvam seu aprendizado de maneira igual.
Não tenho intenções de fazer isso aqui nem agora, mas se a prática leva à perfeição, que esse seja meu caderno de exercícios de casa.



Tentarei portanto compartilhar coisas simples que observei e quem sabe ao longo dessa viagem, quando conseguir olhar com mais maturidade todos ensinamento que estou recebendo, eu possa tentar traduzir as grandes lições de forma que eu compreenda junto com todos que acompanham.




Aprendi que em Piripiri, no Piauí, um cachorro quente completo é composto por: Pão, salsicha, carne moída, batata palha, cenoura e beterraba ralada e queijo ralado.
Que cachorro quente em Capanema no Pará é feito com pão redondo e vai alface e tomate igual hambúrguer, alem é claro do toque com pepino.


Em alguns lugares do Maranhão, açaí chama-se Jussara e nesse mesmo estado na cidade de Governador Nunes Freire um PF ou prato feito é composto por 5 porções grandes de comida. Acima do PF tem a opção de “Refeição”.




As distâncias podem ser medidas em léguas (6km), rios, horas ou estado das estradas. “Você anda até a estrada ficar boa e dobra ali”
A farinha de mandioca tem mil sabores, cores e aspectos físicos.

O maior medo de um negro chamado Wiliam, descendente de escravos que vive em um quilombo próximo a Alcântara, é a forma como suas filhas de um e dois anos ficam quietas e atentas a tudo que acontece na TV e disse que não vai ter uma “dessas” tão cedo. Esse mesmo cidadão sonha um dia aprender a ler para saber o que tem escrito nas carteiras de cigarro, nas caixas de fósforos e nos rótulos das garrafas de cachaça.




Existem búfalos no Maranhão e lugares no Ceará que chegam até doze graus de temperatura.

Moto pesada pode até atravessar rio, mas não anda muito bem na areia.

Mendingo, segundo um representante da classe, quer dizer “Homem infinitamente grande”. Suas palavras apresentaram tamanha força e sabedoria que dispensou qualquer pesquisa gramatical.

Uma senhora de São Luis, cidadã com traços característicos, negou minha solicitação para um retrato, mesmo depois de muitos sorrisos e tentativas de convencimento.

Existem guias turísticos que amam o que fazem e importam-se principalmente em ajudar o turista de toda forma. Outros porem ajudam de toda forma, mas cada forma tem seu preço e os preços são realmente altos.

Os vigias são verdadeiros canais de informações e sempre uma boa escolha para um bate papo sobre todo e qualquer assunto.





Existem tantas placas ”Perigo” quanto faixas pintadas no asfalto.

Em São Luis, em uma grande oficina recebo a seguinte resposta após perguntar sobre solda: “Nós até temos a máquina, mas você vai ter que tentar convencer o soldador a soldar”.
O guará, um pássaro de penas muito vermelhas, tem essa cor somente por que se alimenta de caranguejos.

Em Barreirinhas-MA almocei em um restaurante que não tinha Coca-Cola, nem Guaraná Antártica, nem Fanta e nem Sprite, apenas Guaraná Jesus. Também um espetinho de carne é servido no prato com uma porção de arroz e salada.


Várias pessoas pediram para eu esperar para copiarem a frase da bandeira presente de Rapha e Lelis.



As melhores perguntas e respostas:
“A estrada está boa?”
- Essa moto ai passa com certeza.
- Teve a enchente e eu nunca mais fui lá, mas ta boa.
- Tem um par de légua de buraco, se conseguir passar fica boa toda.

“Moço, a cidade está perto?”
- Só seguir direto...
- Falta uma, duas, três, na quarta quebrada você droba e já vai ta do lado.
- BR222??? Fica lá na pqp... Longe p caramba... Pá onde tu vai memo??

Ao telefone: “Alô, Sr. Como faço para chegar ao Albergue?”
- Chega no centro histórico e pergunta.
“Da onde ta falando?”
- Do Albergue, mais alguma coisa?




“Sr, sabe onde tem internet?”
- Ow rapaz, vendi a última agorinha.

Acreditem... Estou aprendendo mais do que essas coisas, mas até então é o que consigo compartilhar.

Essa viagem tem ainda milhares de quilômetros de novidades e de conheçimento. Ainda estamos por desbravar nossa própria cultura, mas breve estaremos mergulhando num verdadeiro choque cultural dos "nostros hermanos".

4 comentários:

  1. "O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos!"

    É isso caro amigo Robi, você está colocando esta frase em prática e quando escolhemos ela sabíamos que ia encaixar perfeitamente com a sua escolha de viver um Novo Mundo!

    Parabéns! Cada dia que passa me orgulho mais de ser sua amiga! Me dá um autógrafo? hehehheheheh

    Bjusss

    Lelis

    ResponderExcluir
  2. Em cada região tem sua cultura e mistura, e isto é sinal de quando vc voltar irá poder nos passar tudo isso...........Que massa velho!!!!!!
    Bjuuuuuuus

    Déa

    ResponderExcluir
  3. O importante da viagem é a mudança de vida que você estará passando, mudança de pensamento e a mudança que você proporciona a cada pessoa que você encontra e mostra que correr atrás dos sonhos realmente é importante.
    Deus te abençoe cara!

    Montanha

    ResponderExcluir
  4. massa demais velho,

    continua!!!!!

    juninho

    ResponderExcluir